San Diego Chronicles

... o sabor da Tequilla e das enchiladas, o brilho da areia, as ondas do Pacífico, as cores do México, o som do Jazz, dos Blues, do Funk, o movimento nas ruas, aquilo que me surpreende, o que me fascina, o que me apaixona, o que me chateia, ou apenas aquilo que me vai na cabeça...

Monday, April 04, 2005

Sábado Lusitano

Ontem tivemos um dia bem português, regado a vinho (e Duas Quintas não é um vinho qualquer), cerveja (infelizmente Super Bock não havia), e uma bela de uma feijoada. Tudo começou vindo de um convite de um indiano que trabalha com a Joana. Venkat de seu nome, é casado com uma portuguesa de trás os montes que está cá a fazer o doutoramento, e que este fim de semana organizava uma almoçarada para uns amigos também portugueses. Vai daí, convidou-nos para nos juntarmos a eles, e nós, no verdadeiro espírito de viver a diáspora portuguesa na Califórnia, logicamente que aceitamos. Lá rumamos a casa da Carla e do Venkat meia hora atrasados como qualquer bom português, e como suspeitava não seria o último a chegar. Chegar a uma casa tipo vivenda de madeira como milhares por estas zonas residenciais da Califórnia, e ter uma anfitriã transmontana é algo quase surreal. A verdade é que a tarde foi passada num misto de portuguese & american style, mas o cunho português foi marcadamente mais forte, como seria de esperar. Foram chegando os convivas, todos portugueses, todos das áreas das ciências, e quase todos a tirar doutoramentos aqui. A excepção é a de um casal do Porto dos seus 30/32 anos, que estão cá já há 8 anos, e que pelos vistos não fazem tenções de voltar tão cedo. Ele, o Vasco, está a fazer o Pós Doutoramento, e no Porto era meu vizinho, literalmente. Vivia a menos de 5 minutos de minha casa e acabamos por perceber que tínhamos alguns conhecimentos comuns. Ele e a mulher estudaram na minha faculdade. E por coincidências e paralelismos ficamos por aqui que já chega. Tínhamos depois uma rapariga do Entroncamento, um rapaz de Lisboa que chegou há uma semana, e um que nem percebi muito bem de onde era. Percebi que estudou em Coimbra pois pertenceu à orquestra Pitagórica, e percebi que não fechava bem a mala! Fazia a festa toda. Só para dar uma ideia, passou a tarde toda com um saco plástico enfiado na cabeça! Não me perguntem porquê! Bem, ele era maluco, mas a feijoada dele era excelente! Também percebi que eram quase todos do FCP, o que é sempre reconfortante. Comemos, bebemos, jogamos ping pong no jardim traseiro da casa, assistimos impotentes às investidas homossexuais do Bono sobre o Porto (dois cães, registe-se), tocamos batuques e guitarra. Enfim… um serão bem passado. Do Vasco vieram excelentes dicas sobre continuar a minha carreira nos EUA, caso esteja interessado. Inclusive uma boa dica para contornar a regra dos dois anos inerente ao nosso tipo de visto, que diz que acabada a bolsa e a estadia aqui, não poderemos voltar para trabalhar ou estudar por dois anos. Também nos deram boas dicas sobre o seguro do carro, sobre universidades boas para tirar um mestrado ou um doutoramento, o Vasco inclusive falou-se de alguns bons contactos numa área que me interessa bastante, que é a dos vinhos. Do Fred, veio a promessa da ajuda na minha incursão pelo surf. Ele já arranjou casa em Pacific Beach, trouxe a prancha dele, e daqui por pouco tempo mando-me com ele para experimentar o desporto rei da Califórnia. Do Venkat, o indiano, coitado, por vezes meio deslocado no meio de tanta tuguice, veio a música, a simpatia, e o agendar de umas jam sessions multi culutrais musicais para outros serões. Em Abril haverá mais um encontro Lusitano, agora na casa do Vasco e da Paula. Foi bom ter uma tarde assim, descontraída, ouvir portugueses da nossa geração (um pouco mais velhos) a falarem de algumas experiências aqui, receber alguns bons conselhos, e comer uma feijoada transmontana Portuguese style!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home