San Diego Chronicles

... o sabor da Tequilla e das enchiladas, o brilho da areia, as ondas do Pacífico, as cores do México, o som do Jazz, dos Blues, do Funk, o movimento nas ruas, aquilo que me surpreende, o que me fascina, o que me apaixona, o que me chateia, ou apenas aquilo que me vai na cabeça...

Sunday, April 10, 2005

Pacific Coast Highway

Ontem comecei a explorar outras paragens. Percorri a costa do Pacífico até Ocean Side, uma vila a 60 ou 70 km do centro San Diego. Fui pela Interstate 5 em direcção a norte, e saí em Del Mar Heights. Até Del Mar já conhecia mais ou menos as praias e as zonas, e por isso decidi começar por Del Mar. Já me tinham dito que tinha uma praia porreira, e aliás essa era o meu primeiro objectivo: fazer praia. Mas, apesar de estar alto sol, havia um vento fresco e desagradável, um bocado ao jeito da nossa tão querida nortada, e comecei então a elaborar outros planos. Parei ás portas da Torrey Pines State Reserve, uma pequena reserva natural que ainda não visitei, e dei um passeio por ali. A entrada da reserva é numa estrada que separa o campo da praia. Uma praia engraçada, mas com um areal pequeno e uma areia um bocado escura, pouco normal para estes lados. Bem, por esta altura o cenário de fazer praia ainda se punha, mas comecei a sentir a nortada californiana na pele, e decidi ir procurar uma praia com melhor aspecto e mais abrigada. Há uma coisa que tenho notado. A cara da Califórnia é o rock! O hardcore, o punk, o rock & roll e outros sons mais agressivos! E eu que nos últimos anos tenho arrumado um bocado para o lado os meus cd’s mais hardcore e optado por sons mais chill out, tranquilos e electrónicos, estou agora a escrever este texto ao som de Jimi Hendrix e da sua Fender Telecaster. Não é só por se ouvir muito esse tipo de música aqui. É que é realmente o que apetece ouvir! O que aconteceu então foi que entrei no carro em Del Mar, e quando me faço à estrada o rádio estava a debitar o La Woman dos Doors. Vai daí, ponho a telefonia aos berros, e siga por ali acima embalado pela música, imbuído de uma espécie de espírito Easy Rider. Ouvir o La Woman numa estrada da Califórnia, a conduzir à beira mar, pelo meio de restaurantes mexicanos, lojas de surf, bares de motoqueiros, lado a lado com Harleys e Pick Ups com pneus do tamanho do meu carro, é uma experiência interessante, uma espécie de “back to the roots” musical, geracional e espiritual. Depois do La Woman veio o Heartbreaker dos Led Zeppelin, e por aí fora, com clássicos como o Smoke on the Water dos Deep Purple, entre outros. Esta energia fornecida pela comunhão da música com o sol, a estrada e as praias, levou-me a percorrer um bom pedaço de costa. Fui parando em alguns spots interessantes, para conhecer as praias e os sítios, e passei por locais como Encinitas, Solana Beach, Carlsbad, Ocean Side, San Dieguito Del Mar, Cardif by the Sea, entre outros. A estrada era a Route 101, “historic route” segundo diz a placa. Não sei bem porquê, mas lá terão as suas razões. A estrada é muito interessante de percorrer, boas vistas, do mar, de praias, de bares de motoqueiros, de um pouco de tudo. Parei para comer no “Armenian Café – Armenian and Greek Cuisine” em Carlsbad, um sítio engraçado com uma comida com um gosto mediterrânico que me soube pela vida. A viagem acabou em Oceanside, no porto e na praia. Uma zona muito interessante o porto, e a praia é das melhores que vi por aqui, com um areal gigante a acabar numas palmeiras. A explorar… Começa a aquecer o tempo e a anoitecer mais tarde, e eu vou começar a sair do trabalho directo para a praia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home