San Diego Chronicles

... o sabor da Tequilla e das enchiladas, o brilho da areia, as ondas do Pacífico, as cores do México, o som do Jazz, dos Blues, do Funk, o movimento nas ruas, aquilo que me surpreende, o que me fascina, o que me apaixona, o que me chateia, ou apenas aquilo que me vai na cabeça...

Saturday, April 09, 2005

Sabores


Filipi´s!! Alguém encontra aqui a verdadeira especialidade? Posted by Hello


Eu nem sou daqueles saudosistas da comida portuguesa, nem suspiro por um naco de bacalhau. Sou mais do género de tentar absorver a diversidade, claro, sempre fiel ás minhas origens. Bem, a diversidade por aqui é muita, e não é nenhuma ao mesmo tempo. A comida típica são hamburgers, frango frito, sushi e noodles, ou tacos, enchiladas e burritos. A certa altura é vira o disco e toca o mesmo. E como é lógico sabe bem determinados luxos gastronómicos, como um simples pedaço de pão bem tostado, com as doses certas de sal, farinha e fermento, ou uma pinga de café que não pareça uma cabidela com cafeína.
Ora como já disse, vivo ás portas de Little Italy, um bairro simpático, tranquilo, animado que baste, com alguma dose de charme. No entanto, ainda não tinha explorado o bairro decentemente. A meio desta semana descobrimos a 5 minutos de casa uma loja abençoada! O Filipi’s! A entrada é uma espécie de mercearia que se estende por uns metros, com tudo ao monte bem ao jeito latino europeu, desaguando no restaurante mais à frente. Um cheirinho a comida como já não sentia há umas semanas. O cheirinho do alho, do tomate fresco refogado com orégão e azeite… enfim… um consolo. Mas vamos ao que interessa. Ali descobrimos um pão excelente, que não parece recesso desde que sai do forno como o pão americano. Aqui pude comprar um fiambre e um queijo em condições e muito mais barato. E mais … aqui vimos azeite português, apesar de ser de uma marca que nunca lá vi, e também um outro com rótulo italiano, mas com uma menção honrosa de “produzido em Portugal”. Também havia um vinho manhoso português que nunca tinha visto na vida, e mais produtos, como várias marcas de atum em lata que eram italianas de embalagem, mas portuguesas de coração. E ao balcão podia ler-se num quadro, entre outras especialidades, a conhecida (?) “Portuguese Linguiça”. Já podemos fazer Francesinha! A partir de agora temos uma mercearia de eleição pertinho de casa, com alguns sabores que nos podem tirar da monotonia oleosa dos fritos e refritos, hamburgers, tacos e afins. Abençoada mercearia! Como diriam estes americanos… God bless you!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home