San Diego Chronicles

... o sabor da Tequilla e das enchiladas, o brilho da areia, as ondas do Pacífico, as cores do México, o som do Jazz, dos Blues, do Funk, o movimento nas ruas, aquilo que me surpreende, o que me fascina, o que me apaixona, o que me chateia, ou apenas aquilo que me vai na cabeça...

Tuesday, June 14, 2005

Três Bairros, Três Estilos - Little Italy, Chinatown e Soho

Relativamente perto de Lower East Side fica Little Italy, Chinatown, que já invadiu Little Italy, e o Soho. Foi exactamente por aqui que comecei a minha visita a NY. Ainda cansado da viagem fizemo-nos ao caminho pelas ruas da cidade. A zona de Little Italy, segundo me contam, perdeu o encanto de outrora, sendo desvirginada pelos pagodes chineses que invadem agora aquele bairro. Pode-se no entanto ainda ver alguma aura italiana nas ruas, com os empregados dos restaurantes a chamarem os transeuntes para os seus estabelecimentos, alguns ainda com aquele sotaque italo-americano tão celebre, ou ver floreiras penduradas nos toldos e nas varandas, a dar um ar mais colorido à rua, um pouco à imagem do que se faz em Itália.

Rua de Little Italy.


Chinatown é um rebuliço de gente, de vendedores, bancas reluzentes de bugigangas, relógios, malas, roupa, mercados de peixe com baldes de peixe vivo, casas de loto e jogo ao bom estilo chinês. Os paineis publicitários na rua são em chinês, e na rua é essa a língua que mais se ouve, sobrepondo-se ao inglês nativo. De repente parece que entramos noutra cidade, outro pais.

A enérgica Chinatown.


Por fim, no Soho, o ambiente é mais calmo. O Soho é uma zona que teve um boom há 10 ou 15 anos, quando começou a ser recuperada por artistas e galerias de arte começaram a florescer na zona. A reboque disso, abriram restaurantes, lojas de roupa, pequenos bares, e a zona passou a ser uma zona apetecível e agradável, com um toque arty e um tique fashion. Hoje, muitas galerias deram lugar a lojas luxuosas de roupa, e o ar descontraído da zona diluiu-se um bocado. Mas é ainda um local muito agradável, com cafés e bares acolhedores, galerias a salpicar as ruas de arte, lojas com estilo e bom gosto, casas de design e uma calma que nos faz permanecer nas ruas do bairro. Aqui, lanchei no mítico Baltazar, um café do Soho num estilo europeu anos 20 muito acolhedor. Aqui, para completar o belo cenário composto pelo ambiente tranquilizador, a bela companhia da Filipa, a minha anfitriã, e a excelente tarte de maçã com gelado, só mesmo a companhia da mesa do lado de duas belas meninas eslavas, a fazer lembrar os meus bons tempos na Polónia. Enfim … saudade.

Flores a colorirem o Soho.

Felix Bar no Soho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home