San Diego Chronicles

... o sabor da Tequilla e das enchiladas, o brilho da areia, as ondas do Pacífico, as cores do México, o som do Jazz, dos Blues, do Funk, o movimento nas ruas, aquilo que me surpreende, o que me fascina, o que me apaixona, o que me chateia, ou apenas aquilo que me vai na cabeça...

Tuesday, June 14, 2005

Lower East Side e East Village - O Meu Refúgio

A minha residência temporária em NY foi em Lower East Side, na casa da minha amiga Filipa. Com a ajuda dela pude conhecer NY com mais facilidade, e mais perto da vida de um nova-iorquino. No fundo, para mim viajar é uma experiência, não é ver monumentos. Para mim tem muito mais valor poder contactar com as pessoas locais, viver a cidade por dentro em vez da superficialidade de muitos dos sites turísticos, misturar-me com a vida nativa, perceber os comportamentos e a cultura. Isso é a essência de viajar, e só assim se retira mais que fotografias de uns dias de turismo. Claro que ir a alguns pontos clássicos e turísticos também faz parte do acto de viajar, mas por si só são manifestamente insuficientes. Em NY, em pouco tempo, seria impossível penetrar na vida de NY, para alem da faceta turística, se não tivesse uma ajuda preciosa.

Uma homenagem aos emigrantes em Lower East Side.


Lower East Side é uma zona que em tempos foi um local de Manhattan a evitar. Abrigo de algumas minorias étnicas, Lower East Side era a casa de traficantes de droga, e todas as boas companhias que eles costumam arrastar. Mas isso são tempos idos. Se Lower East Side continua a ser a casa de minorias, principalmente hispânicos porto riquenhos, hoje em dia é uma zona sossegada e segura, alias como qualquer zona em NY. Prédios antigos em tijolo burro com escadarias em ferro e algo desgastados, guardam inumeros grafitis interessantes, e ainda dá para notar que aquele foi um bairro menos favorecido. Bem pertinho está a zona de East Village. Esta zona era também uma zona ostracizada da cidade, ate há uns anos atrás muitos jovens estudantes, artistas ou aspirantes a tal, estudantes ou trabalhadores estrangeiros, se mobilizaram para um bairro que hoje respira vida em cada esquina a qualquer hora. Foi por este bairro que passei muitas horas da minha estadia em NY. Pela Avenida A e B, por St. Marks, por entre bares e pubs, mercearias e floristas 24 horas, fruta e flores expostos no passeio, restaurantes pequenos e acolhedores bem decorados, música, lojas de discos alternativos, boutiques de roupa vintage, enfim… East Village é cativante e cheio de vida. Pude conhecer outros portugueses que fazem de NY a sua casa, assim como outros forasteiros, brasileiros, franceses, irlandeses, italianos, e por ai fora. Durante a minha estadia fui ainda ver um concerto dos Bright Eyes no Webster Hall, que fica por esta zona. Um teatro antigo que funciona como discoteca actualmente, ou como sala de concertos, a fazer lembrar um bocado o Roxy em Praga, ou paralelamente, o Teatro Sá da Bandeira no Porto.
Grafitis e pinturas nas parede. Uma imagem de marca de Lower East Side.
Os gnomos de Lower East Side.
Homenagem a João Paulo II.
St. Marks, uma rua animada de East Village.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home