San Diego Chronicles

... o sabor da Tequilla e das enchiladas, o brilho da areia, as ondas do Pacífico, as cores do México, o som do Jazz, dos Blues, do Funk, o movimento nas ruas, aquilo que me surpreende, o que me fascina, o que me apaixona, o que me chateia, ou apenas aquilo que me vai na cabeça...

Tuesday, June 14, 2005

Downtown e Financial District

No entanto New York não é só arranha-céus espelhados e neons apelativos. Os grandes prédios e os mais emblemáticos encontram-se em Downtown / Financial District e em Midtown. Downtown / Financial District é onde se encontra Wall Street, a Bolsa, e onde temos o Ground Zero, onde outrora se elevavam as torres gémeas. Mesmo esse local é pequeno para a altura das duas torres, e quase é difícil acreditar que alguma vez lá estiveram. Devia ser impressionante o tamanho daquelas torres no meio daqueles prédios e ruas estreitas. O Ground Zero está gradeado e guardado por militares armados até aos dentes, o que me pareceu um bocado estranho. Guardam o que? Enfim … É o pais onde estou. Mais estranho ainda é a exposição de fotografias no gradeamento do local. Algumas fotografias lembram as ditas torres, contam um bocado a sua história. Até aqui tudo bem. Mas mais a frente há uma série de fotografias com a cronologia dos ataques, dando o horário dos impactos, das quedas das torres, e de tudo e mais alguma coisa relacionado com aquele dia. Pareceu-me um bocado sinistro. Ali é explorado o medo e o horror das pessoas, quem sabe na tentativa de justificar determinados actos. Não é uma acção estéril nos Estados Unidos. A zona onde está o Stock Market e uma série de bancos e consultoras é engraçada, com ruas mais antigas e estreitas, e edifícios imponentes. Ali perto temos Tribeca e a zona junto ao rio com vista para a estátua da liberdade, duas zonas ricas repletas de condomínios e casas luxuosas, onde os mais bem sucedidos de New York têm casa.
Downtown ... a desproporçao!
Engolidos pelos predios...
Ground Zero - A memoria...
Passeio junto ao rio ... e do outro lado New Jersey.
E a liberdade ao longe ... a estatua ...
A foto classica. Liberdade para dentro da cabeca.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home